Minas poderá ter Centro de Especialização e Pesquisa do Queijo Artesanal do Serro

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Divulgação/Emater-MG

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), viabiliza investimentos para a construção e equipagem do Centro de Especialização e Pesquisa do Queijo Artesanal na região do Serro.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O centro será administrado pela Associação de Produtores Artesanais do Queijo do Serro (Apaqs). O local será referência de estudos e análise para produtores de 11 municípios da região (Alvorada de Minas, Coluna, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul, Serro e Rio Vermelho).

Segundo o secretário da Sedinor, Nondas Miranda, o centro é um sonho antigo dos produtores de queijo da região do Serro. “O governador Fernando Pimentel é sensível a esta demanda e tem mostrado o seu compromisso com os produtores e a valorização do setor. Poderemos melhorar ainda mais a qualidade do queijo artesanal do Serro, um dos produtos mais tradicionais do estado”, afirma.

Para elaboração do projeto, serão firmadas parcerias para apoio técnico com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Emater-MG, Epamig e IMA. O centro será um aliado importante para o melhoramento da qualidade do produto, pois desenvolverá pesquisas em todas as etapas de produção, desde a análise da água utilizada no processo de fabricação até o produto pronto.

A reunião foi realizada na sede da Codemig, no início da semana, com presença do secretário da Sedinor, Nondas Miranda, do diretor-presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, do deputado federal Gabriel Guimarães, do ex-deputado Virgílio Guimarães e da chefe de gabinete da Codemig, Denise Viera.

​Durante a reunião, ficou acertado, também, que a chefe de gabinete da Codemig, Denise Vieira, ficará responsável por todos os encaminhamentos até a liberação do recurso. Nos próximos dias, Denise receberá uma comitiva da Apaqs e de todos os órgãos do Governo de Minas Gerias envolvidos para dar prosseguimento ao processo. Com Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!