Gincanas de prevenção às drogas em Sete Lagoas mobilizam 600 alunos

Omar Freire/Imprensa MG

Em clima de diversão, 600 jovens da rede pública de ensino de Sete Lagoas participaram de um dia repleto de gincanas e competições. As vozes ecoavam um único grito de guerra: o combate às drogas. Por meio de atividades lúdicas que estimulam a solidariedade, criatividade, companheirismo, saúde e educação, eles foram conscientizados sobre os malefícios do uso de álcool e outros entorpecentes.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realizou a maratona, por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod), em parceria com a prefeitura. A subsecretária de Políticas Sobre Drogas da Sesp, Patrícia Magalhães, conta que tem desenvolvido diversas ações de prevenção no estado, dando especial atenção a esse público jovem.

“Temos que focar, principalmente, na prevenção de álcool e cigarro. São drogas lícitas, de fácil acesso, que provocam dependência e podem servir de porta de entrada para outros entorpecentes”, destacou a subsecretária.

Para alcançar as metas propostas, os adolescentes tiveram que trabalhar em conjunto, por meio de equipes. “As provas podem ser conquistadas de maneiras diferentes, dependendo das escolhas dos integrantes. Também é assim que funciona a nossa vida. Tomamos decisões que refletem no nosso futuro, de forma positiva ou não”, disse aos alunos o diretor de Projetos Temáticos de Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas da Sesp, Júlio Oliveira.

O troféu
Thauany Oliveira, de 16 anos, foi líder da equipe que conquistou o primeiro lugar na competição da semana passada. Em nome do grupo, ela emocionou os presentes dedicando o troféu à diretora da Escola Municipal Fleury Costa Figueiredo e seus professores. “Vocês são responsáveis por diversas conquistas em nossas vidas. Estão sempre dispostos a nos orientar com carinho e amor”, disse a aluna aos docentes.

Encontro Regional de Políticas Sobre Drogas

Para estimular a criação de Conselhos Municipais de Políticas Sobre Drogas, no mesmo dia, também ocorreu no município o “Encontro Regional de Políticas Sobre Drogas”, com a presença de prefeitos e secretários municipais da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Sete Lagoas. Segundo Patrícia Magalhães os Conselhos são instrumentos importantes para a criação de políticas públicas. “Através deles, os municípios podem criar suas politicas de forma pontual e articulada”, ressaltou. Com Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!