Com preço da carne vermelha nas alturas, veja dicas mais em conta para sua alimentação diária

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Se você costuma fazer compras no mercado deve ter percebido que os produtos não param de ficar mais caros, certo? Entre as muitas altas de valor, a carne vermelha bateu o recorde com um significativo aumento em 2020 e a previsão para 2021 não é nada animadora.

Com os sucessivos aumentos, o consumo de proteína animal sofreu uma baixa nos lares brasileiros e as famílias optaram por substituições mais baratas. Mas quando falamos em alternativas para a carne bovina, muitas dúvidas surgem.

Pelo quê substituir? E o sabor? A diferença de valor realmente vale a pena? Para sanar essas e outras dúvidas a respeito das alternativas para uma alimentação saborosa e saudável sem carne vermelha, preparamos um conteúdo especial para você. Confere!

Diminuição no consumo de carne vermelha tem relação com a alta do valor
Por mais óbvio que possa parecer, a diminuição no consumo de carne vermelha em 2020 tem relação com a alta no valor porque foi justamente a carne de segunda, mais consumida pelos brasileiros de baixa renda, que teve os maiores aumentos.

Enquanto a picanha teve aumento de 17% no valor e o contrafilé 12%, carnes como costela e músculo tiveram aumento de mais de 29% e 27% respectivamente. O aumento, que já estava acontecendo desde 2019, foi intensificado durante a pandemia.

A previsão para 2021 é que aconteça uma baixa ainda maior, já que não há expectativas para a melhoria de renda da população mais necessitada. Mesmo com o novo auxílio emergencial, que deve ser liberado ainda no primeiro semestre do ano, o índice de desemprego impacta negativamente o mercado bovino.

Alternativas para a substituição da carne vermelha
Ao contrário do que muitos pensam, deixar de consumir carne vermelha não é sinônimo de perda nutritiva na dieta. Desde opções mais em conta de proteína animal a alternativas vegetais, são muitas as possibilidades de uma alimentação completa sem carne vermelha.

Veja algumas opções para você fazer a substituição.
Carne de porco
A primeira opção que trazemos para substituir a carne vermelha, é a carne de porco. Mais em conta que a carne bovina, a carne suína apresenta um bom valor nutricional. Ou seja, não há perdas nessa substituição.

A opção é uma boa fonte de vitaminas, minerais, zinco e ferro. Dependendo do corte, pode apresentar uma maior variedade no nível de gordura. O que quer dizer que, se você quiser uma opção mais “magra”, terá que tomar cuidado ao escolher o corte.

Mesmo também tendo sofrido aumento no valor, a carne suína ainda é uma opção mais em conta para substituir a carne vermelha.

Frango
Aqui está um dos queridinhos do brasileiro e talvez a opção mais barata e mais consumida do mercado. O frango não deixa a desejar quando falamos de valor nutricional, isso porque é uma das proteínas animal com valor de gordura mais baixo.

Versátil, o frango possibilita várias combinações de pratos com os seus mais diversos cortes. De pratos quentes à frios, o frango se dá bem em várias receitas: lasanha, salpicão, yakisoba, ao forno, frito e afins. Rico em vitamina B6 e B12, seu consumo ajuda a equilibrar a saúde do coração.

Peixe
Os peixes também são uma opção à proteína bovina, porém é preciso pesquisa. Visto que alguns tipos de peixe podem chegar a ser mais caros que a própria carne bovina. Mesmo assim, é uma opção mais magra e rica em vitaminas de vários tipos.

Conhecido por ajudar no funcionamento do sistema nervoso, o consumo de peixe também auxilia na saúde cerebral e na prevenção de doenças ósseas, uma vez que é rico em ômega 3. Existem peixarias online onde você pode comprar o seu preferido e aproveitar as promoções.

Vegetais
Se nenhuma das opções anteriores te interessam, aqui nós te damos um pequeno panorama das opções vegetais que você pode consumir para substituir a carne de boi. Lembrando que não é preciso ser vegetariano para consumi-las.

Opções como o grão de bico, a ervilha, a lentilha, a soja, a quinoa, o espinafre, o feijão e até a jaca verde são alimentos nutritivos que podem dar saborosas receitas. Escolha a sua opção e experimente receitas novas na cozinha. Temos certeza que você vai adorar.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!