Cartilha gratuita orienta feirantes na prevenção à COVID-19

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

A Emater-MG lançou uma cartilha para os agricultores familiares com as medidas que devem ser adotadas durante a comercialização nas feiras livres.

As orientações fazem parte das ações de prevenção à Covid-19 em todo o estado. O funcionamento das feiras municipais foi autorizado pelo Governo de Minas Gerais, desde que as prefeituras e outros órgãos responsáveis pela organização e gestão desses pontos de venda adotem medidas para garantir a segurança dos feirantes e consumidores.

A gerente da Divisão de Programas Especiais da Emater-MG, Mariza Flores, conta que a cartilha está sendo divulgada pelos meios eletrônicos.  “A demanda para a produção da cartilha foi colocada pelos técnicos que atuam no campo e traz orientação importantes para os agricultores feirantes. Ela tem sido compartilhada principalmente pelo Whatsapp e por e-mail”.

A cartilha também está disponível na Livraria Virtual do site da Emater-MG. Basta acessar AQUI.

Orientações 
Entre as orientações da cartilha, estão ações que dizem respeito às normas de prevenção. São exemplos:

A montagem das barracas deve respeitar uma distância mínima de três metros entre elas;

Todos os feirantes devem usar máscaras e ter álcool gel para higienização das mãos;

Os consumidores devem ser orientados a não tocar em nenhum produto. Somente o feirante pode coletar e embalar a mercadoria exposta nas bancas;

As feiras devem ser realizadas em espaço público, aberto e arejado.  A participação de feirantes enquadrados no grupo de risco de contaminação da Covid-19 é proibida;

Comerciantes, funcionários e ajudantes com sintomas respiratórios (tosse, coriza, espirros, falta de ar e febre) não devem permanecer no local.

As orientações valem durante a vigência do Decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública e de Estado de Calamidade Pública (Decreto nº 47.891, de 20 de março de 2020), do Governo de Minas Gerais.

Atendimento
Neste período de pandemia do coronavírus, a Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), está usando os canais virtuais para atendimento aos produtores. Um deles é o Plantão Técnico,  que pode ser acessado AQUI para tirar dúvidas e obter orientações. Outro canal de informação é o Whatsapp, pelo número (31) 98453-6231.  Os produtores também podem mandar um e-mail para os escritórios locais. Os endereços estão disponíveis no site da Emater-MG.

Duas vezes por semana, a empresa tem realizado transmissões ao vivo pelo Instagram, conhecidas como lives. As transmissões contam com a participação de técnicos da Emater-MG, de diferentes áreas, abordando assuntos de interesse dos produtores rurais. Para assistir às lives é necessário seguir o perfil da empresa no Instagram: @ematerminas
Com Agência Minas

PUBLICIDADE
Don`t copy text!