Cláudio: Polícia Militar instala Rede de Escolas Protegidas

Divulgação/Polícia Militar

Aconteceu na manhã de quinta-feira, 08 de junho, a cerimônia de Instalação da Rede de Escolas Protegidas de Cláudio. A solenidade foi realizada na Secretaria Municipal de Educação. A Rede de Escolas Protegidas é um projeto adaptado da Rede de Vizinhos Protegidos. É o primeiro projeto dessa natureza em Cláudio.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Trata-se de uma estratégia de ação de combate à violência e à criminalidade nas escolas públicas e particulares, além de outras instituições de ensino e assistenciais, através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais.

Já foram criadas em Cláudio outras redes de proteção como de Vizinhos, Comerciantes, Indústrias, Bancos e Fazendas. E a área da educação não poderia ficar de fora dos projetos da segurança na cidade. A rede é composta por todos os responsáveis pela direção de escolas públicas estaduais, municipais e particulares, CEMEI’s, APAE, SENAI e UEMG (Universidade de Minas Gerais, campus Cláudio) e outras entidades assistenciais.

O objetivo é unir as instituições, estreitar os relacionamentos e buscar estratégias para a prevenção criminal.

A primeira reunião aconteceu no dia 18 de fevereiro, quando o funcionamento do projeto foi apresentado, bem como o cronograma das etapas e das reuniões. Já nessa reunião foi criado um grupo para troca de mensagens instantâneas pelo telefone celular.

Divulgação/Polícia Militar

Na segunda reunião, dia 09 de março, foram formados os laços (divisão das instituições em grupos menores), definidas as placas de identificação visual da rede, discutidos alguns problemas escolares e repassadas algumas dicas de segurança. Também nessa reunião os participantes foram convidados a preencher um questionário, que dará base à confecção de um cartão-programa, com o roteiro de policiamento nas instituições, de acordo com a necessidade e realidade de cada uma, priorizando os casos especiais.

Foram portanto, 03 encontros de muita construção de conhecimento e interação entre ambas as partes, onde foram formados 05 laços, sendo 23 educandários e entidades assistenciais envolvidas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!