Cinco hits do Nirvana que mudaram pra sempre o rock. Assista

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Ele não era um músico espetacular e não cantava maravilhosamente bem, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores ícones da história do rock. O líder do Nirvana, Kurt Cobain, cuja morte completou 25 anos na última semana, foi o principal nome do último grande movimento musical relacionado ao rock: o grunge de Seattle, também “alimentado” por bandas como Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains. Carismático, Kobain conquistou uma legião de fãs e ingressou no chamado “Clube dos 27”, grupo de roqueiros ilustres e quase “santificados” pelos fãs, mortos aos 27 anos, casos de Jimi Hendrix, Brian Jones, Janis Joplin, Jim Morrison e, mais recentemente, Amy Winehouse.

Toda essa paixão pelo vocalista e pela banda veio especialmente a partir do inesperado sucesso de “Smells Like Teen Spirit”, single que levou o clássico álbum “Nevermind” ao topo das paradas no início de 1992. A faixa é um dos cinco sucessos que o Portal SUCESSO! destaca abaixo, num rápido apanhado da obra do trio do estado de Washington (não confundir com a capital do país). Lembrando o legado do vocalista e do Nirvana, selecionamos cinco hits marcantes. As cinco melhores canções da banda? Ou as cinco que melhor resumem a trajetória do trio? Podem discordar, se quiserem!!

5 – All Apologies
Originalmente do álbum “In Utero” (1993), traz uma das letras mais instrospectivas de Kurt Cobain e ficou mais popular após o lançamento do “Acústico MTV” (depois da morte do vocalista). Esta versão acústica, inclusive, teve duas indicações ao GRAMMY Awards.

4 – About a Girl
Outra canção que ganhou novo fôlego após o lançamento do disco acústico. A faixa foi gravada originalmente para o disco de estreia da banda, “Bleach”, de 1989. Cobain escreveu a música para uma namorada, mas a achava pop demais para o álbum, já que a maioria das outras faixas trazia um som muito mais pesado. Mesmo assim, “About a Girl” se tornou uma das canções mais adoradas pelos fãs da banda.

3 – Come As You Are
Um dos petardos do álbum mais icônico do trio, “Nevermind”, lançado em 1991. A introdução da música traz o riff de guitarra mais famoso da banda. Embora Cobain sempre tenha dito que a letra da canção falava simplesmente sobre as contradições do comportamento humano, a mensagem teve diferentes interpretações dos fãs. Inspirado na arte gráfica da capa de “Nevermind”, o clipe do single é também um dos mais populares da banda.

2 – Lithium
Outro hit de “Nevermind” e talvez o primeiro single do trio a falar mais abertamente sobre a morte. Cobain se inspirou num parente, cuja namorada havia morrido. O personagem da canção tenta lidar com a dor da perda, aproximando-se da religião. Foi um dos singles do Nirvana mais tocados nas rádios brasileiras. E também ilustra com perfeição um recurso clássico da banda – de alternar momentos de batidas leves e melancolia com solos potentes de guitarra e bateria mais pesada.

1 – Smells Like Teen Spirit
Também de “Nevermind”, a canção é uma escolha óbvia, porém justa, para o topo desta lista. Do solo de guitarra da abertura da faixa ao refrão gritado por Cobain, tudo tem “cara” de Nirvana. A “cara” que ainda não havia sido descoberta pelo mundo. Até esse single ser lançado e, de certa forma, mudar para sempre a história do rock.

Com Portal Sucesso

PUBLICIDADE
Don`t copy text!