Assembleia lança programação para celebrar os 300 anos de Minas Gerais

Em 2 de dezembro de 1720, a Capitania de São Paulo e Minas do Ouro foi desmembrada pela Coroa Portuguesa, sendo criada a Capitania de Minas, que se tornou conhecida como Minas Gerais. Do ponto de vista político e administrativo, essa é apontada como a data de nascimento do Estado, que completa 300 anos em 2020.

Com o objetivo de estimular a reflexão e o debate sobre potencialidades e desafios que se impõem aos mineiros neste momento, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) inicia uma programação comemorativa dos 300 anos da criação do Estado, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas do Estado, a Defensoria Pública Estadual e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na terça-feira (10), às 17 horas, uma solenidade no Salão Nobre da ALMG vai marcar o lançamento dessa programação, que inclui atividades culturais e palestras. Entre as questões a serem debatidas estão a necessidade de diversificação da matriz econômica do Estado, uma melhor distribuição da renda e da riqueza e a construção da democracia, sem esquecer de valorizar conquistas do passado e a identidade mineira.

“As comemorações pelos 300 anos de Minas Gerais representam uma nova oportunidade de reflexão, crítica e serena, sobre o atual momento do nosso Estado. É preciso viver o presente e celebrar com alegria essa data, mas, também, devemos refletir sobre nosso passado, sobre os caminhos que trilhamos para chegar até aqui. Da mesma forma, é fundamental projetar nosso futuro, encarando com coragem e muita dedicação os desafios a serem superados. Esse é o pensamento que norteia os trabalhos da Assembleia de Minas”, afirma o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV).

“Minas Gerais é maior do que qualquer crise. Na bela e rica história do nosso Estado, sempre lutamos juntos para enfrentarmos dificuldades. Não por acaso, a bandeira de Minas preconiza a liberdade como o ideal mais caro de nossa gente. Agora não será diferente”, completa o presidente. Com ALMG

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!