SAMU e Corpo de Bombeiros realizam Workshop de Aperfeiçoamento ao Teleatendimento

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Divulgação/SAMU Oeste

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e o Corpo de Bombeiros realizaram nesta sexta-feira (9), o 1º Workshop de Aperfeiçoamento ao Teleatendimento, para profissionais que trabalham na Central de Regulação das Urgências (CRU).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

As atividades tiveram início às 13h no Laboratório Central em Divinópolis e seguiram até 18h com a participação de 50 profissionais do SAMU e bombeiros. Na ocasião, a coordenadora do NEP avaliou a relevância do treinamento com os temas pautados. “Este tipo de capacitação é muito importante, pois, o teleatendimento é o primeiro contato que o solicitante tem com o SAMU e bombeiros, é o que vai nos levar até a vítima e garantir um tempo resposta adequado. Onde o médico também fará as orientações aos solicitantes até as ambulâncias chegarem no local da ocorrência”.

Os temas foram elencados de acordo com avaliação da gerência do SAMU e Corpo de Bombeiros em relação às falhas e processos que precisam ser aperfeiçoados dentro do Serviço. “Os profissionais tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o direito do usuário no acesso à saúde, humanização no atendimento ao público, dever do profissional da saúde, além de comunicação verbal e aspectos técnicos”, destacou Larissa.

O tenente dos bombeiros, Márcio Túlio de Oliveira, que gerenciou o treinamento junto ao NEP, disse que este foi apenas o primeiro workshop de integração que faz parte de um cronograma já estabelecido para este ano. “Esse foi o primeiro workshop de teleatendimento integrado entre o SAMU e bombeiros, que só fez acrescentar para os nossos militares e funcionários do SAMU, quanto à capacidade técnica para os atendimentos. Mas, nós não vamos nos resumir apenas a esta capacitação, já que estamos com um calendário semestral de treinamentos previstos que vão muito além do que apenas o teleatendimento. Mas, futuramente vamos abordar outras áreas inclusive, mais práticas e operacionais de atividades conjuntas”, destacou o tenente.

A técnica de enfermagem do SAMU, Kamilla Carla participou do curso e falou sobre o aproveitamento dos temas. “Mudamos vários conceitos sobre o teleatendimento.

Entendemos como importante passar credibilidade ao solicitante e como é fundamental toda equipe ser acolhedora em relação a urgência alheia. É importante participarmos de woskshops de aperfeiçoamentos desta natureza, para que possamos prestar um bom serviço. Mas para isso, é fundamental que as pessoas entendam como funciona o SAMU para que todo atendimento prestado seja ainda mais eficaz”, finalizou. Com informações da Assessoria de Comunicação do SAMU.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido!