Equipes de Saúde recomendam atividade física para uma vida mais saudável

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Mácio Ferreira/ Agência Pública

Nesta quinta-feira (6) foi celebrado o Dia Mundial da Atividade Física. Logo em seguida, na sexta-fera (7), foi comemorado o Dia Mundial da Saúde. Com a ideia de mobilizar os mineiros para aderir a um estilo de vida mais saudável e incentivar a prática de atividades física, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) lançou o site www.saude.mg.gov.br/vidasaudavel.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A página permite aos visitantes encontrar, por exemplo, dicas e informações sobre os benefícios da atividade física para a saúde. Além disso, uma série de posts voltados para as redes sociais está difundindo os benefícios das atividades físicas.

De acordo com a diretora de Promoção à Saúde da SES-MG, Daniela Souzalima, os benefícios de uma atividade física são muitos e vão além da manutenção do peso.

“Para manter o corpo e a mente funcionando de forma harmoniosa e saudável não tem segredo. A atividade física ajuda na prevenção e no tratamento de doenças, principalmente na redução da gordura corporal, na queda dos níveis de pressão arterial, na melhoria do perfil lipídico, melhora da capacidade cardiorrespiratória, a flexibilidade e o equilíbrio. Além disso, a atividade reduz ansiedade e estresse e estimula o convívio social”, garante.

A prática regular permite, ainda, melhorar a autoestima, reduzir o isolamento social, aliviar sintomas da depressão, melhorar a resistência física, melhorar a autoimagem e a função pulmonar.

Dicas para começar
Para começar, o ideal é adotar uma atividade mais leve, que não exija muito preparo físico. Encontrar um local adequado para praticar as atividades físicas, e que seja o mais perto de casa possível, é uma boa ideia. Isso evita grandes deslocamentos e ajuda na manutenção do hábito. Locais como parques e praças são opções baratas e agradáveis para praticar caminhadas, por exemplo. Outra dica é procurar atividades realizadas por várias pessoas, inclusive do seu círculo de amizade, o que poderá ser um estímulo a mais para continuar.

Para garantir todos os benefícios de uma atividade física, Daniela recomenda praticar pelo menos 30 minutos de atividade física moderada por dia. Mas como a falta de tempo, a rotina apertada de trabalho e estudo, os cuidados com a casa, entre outros motivos, fazem com que muitas pessoas não tenham disponibilidade para fazer uma atividade física, ela aconselha dividir esse tempo em sessões de 10 ou 15 minutos ao longo de dia.

Já para aqueles que ainda não conseguem reservar um tempinho para realizar qualquer atividade, ainda que de curta duração, uma boa dica é criar alguns costumes que exigem mais movimentos no cotidiano. Assim, é possível adotar hábitos que melhoram o condicionamento físico subindo dois ou mais andares de escada, evitando elevador, por exemplo.

Outros momentos do dia a dia também podem ser integrados a uma vida menos sedentária. Ir caminhando para visitar os amigos ou para o escritório, participar de atividades lúdicas, escolher a bicicleta para o trajeto até a padaria, levar o filho para brincar no parque, cuidar do quintal, horta ou jardim e realizar atividades domésticas, como lavar roupa ou limpar a casa.

Essas atitudes podem parecer simples e corriqueiras, mas tornam a vida menos sedentária e são alternativas que trazem um efeito cardioprotetor para o indivíduo, pois contribui para a redução de peso, da massa de gordura e para o controle da pressão arterial. Com Agência Minas

PUBLICIDADE
Don`t copy text!