Exportações da piscicultura brasileira dobram em valor e aumentam 14% em toneladas

Comparando-se o primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2021, as exportações da piscicultura brasileira dobraram em valores financeiros e aumentaram 14% em toneladas. Foram U$ 14,35 milhões entre janeiro e junho de 2022 frente a U$ 7,18 milhões no ano passado. Já em toneladas, foram 4.931 nos primeiros seis meses ano e 4.327 no mesmo período de 2021.

A grande diferença entre os dois aumentos aconteceu por conta do crescimento das exportações de produtos que têm maior valor agregado, sobretudo os filés congelados – que tiveram aumento de 544% no volume financeiro e de 571% na quantidade vendida para fora do país. Entre todas as categorias, foi a que teve maior crescimento em ambos os indicadores.

Considerando os seis primeiros meses deste ano, maio foi o mês em que se registrou o maior faturamento (com U$ 4 milhões) o maior volume exportado (1.331). Esses são alguns dos dados divulgados na 10ª edição do Informativo sobre Comércio Exterior da Piscicultura , publicação trimestral editada em conjunto pela Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) e pela Associação Brasileira da Piscicultura (PeixBR).

Como já se podia esperar, a tilápia segue sendo a principal espécie exportada pela piscicultura nacional. Sozinha, respondeu por 98% do faturamento e por 99% da quantidade de peixe exportado pelo Brasil no primeiro semestre de 2022. E também teve aumentos comparados (133% no volume financeiro e 32% na) quando se apresentou o primeiro semestre deste ano com o de 2021.

Com relação ao destino das exportações, os Estados Unidos estão na primeira atribuição, responsáveis ​​por 76% do faturamento e por 63% da quantidade. Bem atrás, respectivamente com 8% e 9%, está o Canadá. Em volumes financeiros, foram U$ 10,9 milhões nas vendas para os Estados Unidos e U$ 1,2 milhão nas vendas para o Canadá.

Em média, o filé congelado foi o produto de tilápia que atingiu o maior valor de venda no primeiro semestre, chegando a U$ 5,46 por kg. Comparado com o mesmo período de 2021, houve queda de U$ 0,34 por kg.

Boletim informativo
A fonte para a elaboração do informativo é o Comex Stat , portal do Ministério da Economia que divulga estatísticas relacionadas ao comércio exterior. Editado a cada três meses, o início do projeto não começou em 2020 e é resultado do BRS Aqua , o principal da Embrapa na área de aquicultura. O informativo compõe o Centro de Inteligência e Mercado em Aquicultura, o CIAqui , também resultado do mesmo projeto.

O BRS Aqua envolve mais de 20 unidades e cerca de 270 funcionários da Embrapa, além de bolsistas. Destacam-se no o forte caráter estruturante (por dele, a empresa está ampliando sua infraestrutura de pesquisa em aquicultura) e a formação de recursos humanos especializados em aquicultura, sobretudo, das bolsas disponibilizadas. Com informações da Embrapa

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!