Raul de Souza se apresenta no Sesc Pinheiros

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

O Teatro Paulo Autran, no complexo do Sesc Pinheiros (capital paulista), apresenta neste domingo, 9, às 18 horas, uma atração especial. Raul de Souza, um dos músicos brasileiros mais aclamados no exterior, fará no local show baseado no seu disco “Blue Voyage”, lançado pelo Selo Sesc no fim de 2018. O trabalho do trombonista traz a predominância de variantes do samba, como o sambop e o sambossa.

Em clima de celebração por seus 65 anos de trajetória (e 85 de idade), o artista sobe ao palco do Paulo Autran com os amigos Amilton Godoy e Airto Moreira. No repertório, gravações conhecidas da sua discografia e o setlist do álbum, composto por “Vila Mariana”, “St. Martin”, “Blue Voyage”, “Primavera em Paris”, “Chegada”, “Bolero à Chamonix”, “To My Brother Sonny” e “Night in Bangalore”.

Raul figura como um dos grandes jazzistas em atividade. Das noites curitibanas, quando começou tocando um trombone-de-pisto, alcançou o protagonismo internacional ao lado de Sérgio Mendes na Europa e nos Estados Unidos. No país norte-americano, tocando ao lado do percussionista Airto Moreira e do lendário saxofonista Sonny Rollins, foi incluído na pequena lista de melhores trombonistas do mundo, segundo publicações importantes como Down Beat e New York Jazz Magazine.

Morando no exterior há muitos anos e assimilando o jazz em sua linguagem musical, Raul de Souza imprimiu uma sonoridade própria inspirada no molejo da gafieira e no samba tradicional. A maneira peculiar e inventiva com que Raul toca trombone o fez criar o souzabone – trombone elétrico com quatro válvulas, uma das quais cromática, afinado em dó.

Sua primeira gravação foi em 1957, ao lado da Turma da Gafieira, que reunia músicos como Baden Powell, Edison Machado e Sivuca. Integrou o grupo Bossa Rio, de Sérgio Mendes, com o qual gravou, em 1963, o LP “Você Ainda Não Ouviu Nada” e excursionou pelos Estados Unidos e Europa. Seu primeiro disco solo veio em 1965 com “À Vontade Mesmo”. “Blue Voyage” é o segundo lançamento do instrumentista pelo Selo Sesc – o primeiro foi “O Universo Musical de Raul de Souza”, lançado em CD e DVD, em 2012. Com Portal Sucesso

Don`t copy text!