Criado site que reúne dados sobre Vigilância Epidemiológica no SUS

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Marcus Ferreira

Com o intuito de dar maior transparência aos dados do Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo de Minas, Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), lançou um site que reúne dados e informações epidemiológicas da saúde pública estadual.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O objetivo é subsidiar qualquer tipo de análise da situação sanitária de diversos tipos de agravos que geram notificação no SUS, além da dengue, câncer e, até mesmo, dados relacionados à imunização, nascimentos e óbitos.

Disponível no link http://vigilancia.saude.mg.gov.br, o portal concentra os Sistemas de Informação ligados à saúde como o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM); o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos – (Sinasc); o Sistema de Informação de Agravos de Notificação – (Sinan); o Sistema de Informação do Programa de Imunizações (Sipni); o Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue (SisPNCD) e o Sistema de Informação do Câncer (Siscan).

O site disponibiliza também estatísticas que permitem mensurar a situação de saúde da população mineira, por meio do sistema Tabnet. Uma das seções informa a situação econômica e social da população que afeta a qualidade de vida.

São informações sobre Assistência à Saúde da população, os cadastros das redes hospitalares e ambulatoriais (rede assistencial), o cadastro dos estabelecimentos de saúde, além de informações sobre recursos financeiros e informações demográficas e socioeconômicas.

Além de dados, estão disponíveis manuais, fichas, fluxogramas e portarias que são os instrumentos necessários para a execução das ações de saúde.

De acordo com o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da SES-MG, Rodrigo Said, o portal permite que o cidadão e os gestores tenham acesso a dados seguros e confiáveis de forma mais rápida.

“É um endereço eletrônico criado pela equipe da Diretoria de Análise de Situação de Saúde que tem por objetivo disponibilizar publicamente as informações de saúde, garantido maior transparência, acesso aos dados e documentos, permitindo melhor monitoramento e qualificação de atividades”, explica Said.

“A consulta ao portal pode ser realizada por profissionais de saúde, estudantes, jornalistas e população em geral. Também permite um canal de comunicação com todas as vigilâncias do Estado de Minas Gerais”, completa o subsecretário.

Indicadores de saúde
Dados de morbidade, incapacidade, acesso aos serviços, qualidade da atenção, condições de vida e fatores ambientais são utilizados na construção de indicadores de waúde. Estas informações são relevantes para a mensuração do estado de saúde da população. E são importantes ferramentas utilizadas por gestores para criar e implementar as políticas e as ações de saúde pública no Estado.

Em função disso, a diretora de Análise de Situação de Saúde da SES-MG, Aline Machado Caetano Costa, explica que uma das funções do novo site é, por exemplo, permitir a consulta de dados sobre as causas dos óbitos maternos, infantis e fetais e com causa mal definida, uma vez que os dados são coletados pelo trabalho de vigilância epidemiológica do Estado, e permitem definir as causas e determinantes que levaram aos óbitos.

“A plataforma é dinâmica e com atualizações constantes. Os gestores poderão, por exemplo, incorporar o uso da informação na adoção de medidas de prevenção dos óbitos evitáveis. É possível identificar, investigar, analisar e monitorar os óbitos e por meio deles, definir quais ações devem ser implementadas”, diz Aline.

“Para os gestores e profissionais de saúde, essas informações serão uma importante ferramenta para subsidiar as análises objetivas da situação de saúde de uma determinada área e basear as decisões em saúde pública”, avalia a diretora da SES-MG. Com Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!