Polícia Militar lança conjunto de medidas para prevenir roubo de celulares

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp


A 19ª Companhia Independente da Polícia Militar lançou oficialmente nesta terça-feira (07), em Pará de Minas e cidades vizinhas, uma campanha de conscientização da população para a anotação do número de IMEI dos celulares, que deve ser guardado em local seguro e de fácil localização.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O IMEI é um número de identificação que todo celular tem e serve para que operadoras e fabricantes verifiquem as características de um telefone celular. O International Mobile Equipment Identity (IMEI), em português significa “Identificação Internacional de Equipamento Móvel”. Essa identificação também é útil para resolver casos de roubo, perda e para receber os benefícios oferecidos pela garantia do fabricante.

A PM também promoverá o lançamento do número de IMEI dos celulares nos REDS, Relatórios de Eventos de Defesa Social (Boletim de Ocorrência), nos registros de furto, roubo ou extravio dos aparelhos. Estes dados fomarão um importante banco de dados automáticos no sistema informatizado usado pelas polícias. Essas informações permitirão a identificação de celulares furtados ou roubados durante as abordagens policiais.

Estas medidas ajudarão no desestímulo ao cidadão infrator em praticar o furto ou roubo de celulares, pois aumentarão as chances do autor e do receptador serem presos. A Polícia Militar pede então a colaboração da população para a anotação do referido número do IMEI e lançamento nos boletins de ocorrência de eventuais furtos ou roubos dos celulares.

Também é importante que o cidadão contribua para a prevenção do roubo de celulares, adotando atitude atenta e reservada ao manusear o celular em via pública. E quando perceber a presença de pessoas suspeitas, deve acionar a Polícia Militar imediatamente. A PM também intensificará a abordagem a motociclistas em atitudes suspeitas, pois a maioria dos roubos ocorre com o uso de motos. Também serão intensificadas fiscalizações a indivíduos ou lojas suspeitos de comercializarem celulares produtos de crime.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!