Brasil estabelece novo recorde e supera pela primeira vez a marca de 5 milhões de barris por dia de petróleo e gás natural
O Brasil alcançou um marco histórico em julho, ultrapassando pela primeira vez a marca de 5 milhões de barris de petróleo e gás natural produzidos diariamente. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o país atingiu o volume de 5,16 milhões de barris por dia. O resultado representa um crescimento significativo em comparação a junho e a julho do ano passado.
Destaque para a produção do pré-sal
A produção no pré-sal foi a principal responsável pelo recorde, totalizando 4,077 milhões de barris diários e respondendo por 79,1% do volume total. Esse montante representa um aumento de 24,2% em relação a julho de 2024. O campo de Tupi, na Bacia de Santos, é o mais produtivo do país.
Em termos de plataformas individuais, o navio-plataforma FPSO Guanabara, na jazida de Mero, também na Bacia de Santos, foi o que mais contribuiu para o recorde. A ANP explicou que as variações nos volumes de produção dependem de diversos fatores, como manutenções programadas, entrada de novos poços em operação e limpeza de plataformas.
Origem da produção e liderança da Petrobras
A maior parte da produção brasileira vem de campos marítimos, que são responsáveis por 97,7% do petróleo e 86,1% do gás natural. A Petrobras, atuando de forma autônoma ou em parceria com outras empresas, é responsável por 89,78% de todo o petróleo e gás produzidos no país.
O estado do Rio de Janeiro é o principal produtor, contribuindo com 88% do petróleo nacional e 77% do gás natural. Com esse novo patamar de produção, o Brasil se consolida como o oitavo maior produtor de petróleo do mundo, conforme o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).
Aproveitamento de gás
A ANP também informou que o aproveitamento do gás natural no Brasil atingiu 97,1%. Apenas 3% do gás extraído dos poços é queimado. A maior parte (54%) é reinjetada nos poços para auxiliar na extração do petróleo, 33% é destinado ao mercado e 10% é utilizado para alimentar as próprias plataformas. Com informações da Agência Brasil


