Parceria entre ONU e sociedade civil busca tornar cidades mais sustentáveis e inclusivas
Discutir como as cidades podem ser mais inclusivas, com uma pegada ambiental menor, e não deixar ninguém para trás é o grande objetivo da Conferência da Sociedade Civil das Nações Unidas. O evento acontece em Salt Lake City, nos Estados Unidos, entre 26 e 28 agosto.
Este ano, o tema da conferencia é “construção de cidades e comunidades sustentáveis e inclusivas”. A ONU pretende destacar o fato de que mais da metade da população mundial, cerca de 55%, vive em áreas urbanas. O número deve aumentar para 68% em 2050.
Temas
No encontro de três dias, representantes da sociedade civil terão a oportunidade de se reunir com altos funcionários da ONU e discutir uma ampla gama de soluções para os desafios da vida urbana.
As sessões da conferência discutirão tópicos como mudança climática, oportunidades para a juventude e tecnologias emergentes e inovação.
Segundo a ONU, os grandes centros urbanos, como Salt Lake City, estão na linha da frente para encontrar soluções sustentáveis para problemas como pobreza, água limpa e energia e muitos outros desafios.
Anfitriã
Salt Lake City tem um Plano Positivo Climático, que tem como objetivo uma transição para 100% de energia limpa até 2032 e uma redução de 80% nas emissões de carbono até 2024.
Além disso, a Universidade do Vale de Utah tem várias iniciativas para educar os seus alunos e a sua comunidade sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A universidade é membro afiliado do Departamento de Comunicações Globais da ONU desde 2017.
O prefeito da cidade, Jackie Biskupski, disse que “é uma honra ser a primeira cidade dos Estados Unidos, depois de Nova Iorque, a acolher a Conferência da Sociedade Civil da ONU.”
Biskupski disse que Salt Lake City tem o compromisso de ser uma cidade “inclusiva, segura, resiliente e sustentável” e, por isso, não consegue “pensar em nenhum momento ou lugar melhor para que a ONU e as ONGs de todo o mundo expandam a consciência sobre as metas de desenvolvimento sustentável e o valor da unidade global.”
Encontro
Durante o encontro, serão realizadas sessões temáticas interativas, exposições e um encontro de jovens. Os participantes irão incluir representantes de ONGs, agências da ONU, universidades, instituições religiosas, setores público e privado e jovens de todo o mundo.
O evento é descrito como o “principal evento no calendário da organização sobre sociedade civil”.
As inscrições ainda estão abertas e os interessados podem se inscrever aqui. Com ONU News