Série sobre história do pop nacional será lançada dia 17/6

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

No próximo dia 17, às 21 horas, o Cinesesc (rua Augusta, 2075) será lançada a série-documentário “História Secreta do Pop Brasileiro”. Produzida pela Kuarup e dirigida pelo jornalista André Barcinski, a série, com oito episódios, traz histórias desconhecidas dos bastidores da música pop brasileira ao longo dos anos 60, 70 e 80. O lançamento, que contará com os três primeiros episódios, faz parte da programação do 11º. Festival In-Edit Brasil. Após a exibição haverá um debate com Barcinski e o produtor musical Hélio Costa Manso, com mediação da jornalista, escritora e DJ brasileira, Cláudia Assef.

Quem foram os “clones” brasileiros de astros internacionais como Trini Lopez? Como surgiu a onda dos “falsos gringos”, que revelou, nos anos 70, nomes como Morris Albert e Mark Davis (Fábio Jr.)? Quem foi responsável pela explosão da música infantil nos anos 80, com nomes como Xuxa e A Turma do Balão Mágico? Quem eram os músicos de estúdio que gravaram – sem créditos – tantos clássicos do nosso pop?

Baseada no livro “Pavões Misteriosos” (Editora Três Estrelas, 2014), de Barcinski, a série traz mais de 60 entrevistados (Raul Gil, Paulo Massadas, Edgard Poças, Gretchen, Gilliard, Dudu França e outros), e em breve será lançada sua trilha sonora – produzida pelo músico e produtor Hélio Costa Manso.

Episódios:

1 – Os Clones: Conheça a história dos clones brasileiros de Trini Lopez, Dee D. Jackson e Genghis Khan.

2 – Falsos Gringos: Nos anos 70, o pop brasileiro foi invadido por cantores “estrangeiros” como Morris Albert, Mark Davis, Terry Winter, Don Maclean, Paul Denver, Chrystian e muitos outros.

3 – Os Carbonos: A incrível saga de uma banda paulistana que gravou, segundo cálculos, cerca de 50 mil músicas em 30 anos de carreira, incluindo hits como “Fuscão Preto”, “É o Amor”, “Feelings” e “Domingo Feliz”.

4 – Discos-Fantasmas: Nos anos 70, as lojas de discos passaram a vender milhares de LPs de “covers”, a maioria sem créditos de músicos. A série vai revelar as histórias por trás de alguns desses LPs.

5 – Cantores de Estúdio: A história fantástica dos vocalistas de apoio que formaram o coral mais atuante da música brasileira, atuando em discos de Gilberto Gil, Raul Seixas, Rita Lee, Zé Rodrix, Gretchen, Sidney Magal, Tim Maia e centenas de outros.

6 – A Explosão da Música Infantil: Quem foram os produtores e compositores responsáveis pela explosão da música infantil de Xuxa (na foto acima, com Michael Sullivan e Paulo Massadas), Bozo, Trem da Alegria, A Turma do Balão Mágico e outros ícones da criançada?

7 – Os Bailes: A maior escola do pop brasileiro foram os bailes. A série vai contar a história das bandas de baile no Brasil, de pioneiros como Tony Campello, nos anos 50, às “domingueiras” de clubes paulistanos no fim dos anos 60, que revelaram grupos como Sunday, Memphis, Kompha e Watt 69.

8 – Mister Sam: Um perfil do compositor e produtor Santiago Malnati, o argentino que revolucionou o pop brasileiro ao lançar Gretchen, Nahim, Lady Lu e Black Juniors, e também se tornou um dos grandes DJs da noite paulistana. Com Portal Sucesso

Don`t copy text!