Audiência discute violência contra mulheres em Contagem na RMBH

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, nesta sexta-feira (5), às 10 horas, uma audiência de convidados para tratar da rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A atividade, solicitada pela presidente da comissão, deputada Marília Campos (PT), vai ocorrer às 10 horas, no Plenarinho II. Serão abordados o funcionamento dos equipamentos existentes na cidade, as possibilidades de ampliação do trabalho realizado e a prevenção à violência contra a mulher.

De acordo com a parlamentar, a cidade lidera o número de feminicídios em Minas, superando a Capital, mesmo contando com uma rede de enfrentamento à violência. Dados repassados pela assessoria da deputada mostram que, entre 2016 a 2018, Contagem teve 46 casos, sendo 20 consumados e 26 tentativas. Em Belo Horizonte, foram 42, com 7 consumados e 35 tentativas.

“Esses números mostram a necessidade de uma política que evite a morte dessas mulheres, que encontre as causas dessas violências e que as previna”, afirma Marília Campos.

A atividade integra uma série de visitas às delegacias especializadas na RMBH. Na última segunda-feira (1º), a comissão foi à delegacia de Contagem e constatou dificuldades como estrutura física inadequada, desafio de fazer com que as mulheres realmente denunciem as violências sofridas, para diminuir casos de subnotificação, e falta de investigadores para dar andamento aos cerca de 3 mil inquéritos abertos.

Convidados – Foram chamados para a audiência integrantes da rede de enfrentamento à violência contra a mulher do município. Entre os convidados estão representantes da prefeitura e da câmara municipal, do Executivo estadual, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Ordem dos Advogados do Brasil. Com ALMG

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!