Orquestra de Câmara de Itaúna realiza concerto de música barroca em comemoração aos 20 anos

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Em comemoração aos 20 anos de existência, a Orquestra de Câmara de Itaúna se prepara para mais uma apresentação neste segundo bimestre. Composto por jovens músicos, o conjunto irá receber ainda alguns convidados, com regência da maestrina Suely Guimarães. Destaque para a participação dos alunos da SIA – Escola de Ballet, que reúne jovens com idade entre 9 a 27 anos, que farão um número de dança com músicas do período barroco compreendido entre os séculos XVII e XVIII interpretadas pela orquestra. A iniciativa é contemplada pelo Fundo Estadual de Cultura.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O projeto tem objetivo a inserção gratuita de crianças e jovens no universo musical, tendo a participação de músicos convidados de outros projetos por meio de intercâmbio cultural. Aos 20 anos de vida, o conjunto musical já realizou várias apresentações e intercâmbios culturais. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que realiza um importante trabalho com crianças e jovens no ensino musical, criando oportunidades e viabilizando a integração junto à sociedade.

A orquestra já acompanhou diversos solistas de renome internacional, como o tenor Marcos Tadeu e o trompetista Charles Schulueter, principal trompete da Boston Symphony Orchestra e um dos mais respeitados trompetistas do mundo. Consta em seu repertório todos os divertimentos para cordas de Mozart, vários concertos grossos de Haendel, Corelli e Vivaldi, “O Messias”, de Handel, “Stabat Mater” de Pergolesi, inúmeras cantatas de Bach e um grande número de obras para solistas e orquestra, incluindo obras brasileiras de grandes compositores como Guerra Peixe, A. Nepomuceno, Ernani Aguiar e Villa-Lobos.

A orquestra surgiu da iniciativa do Luthier Roberto Batista Guimarães em criar um grupo musical dedicado à música erudita. Para tanto, ele criou um grupo de alunos, dedicado não somente ao estudo de música, como também de lutheria (a arte de fabricar instrumentos musicais), tendo alguns instrumentos da orquestra construídos com grande empenho de seus executantes.

Na ACOCI – Associação Cultural Orquestra de Câmara de Itaúna são ministradas oficinas de instrumentos de cordas (violino, viola de orquestra, violoncelo e contrabaixo), musicalização infantil e prática de orquestra. A entidade é composta por professores e alunos das oficinas de música e tem um importante papel na divulgação da música erudita na região, além de continuar o trabalho de iniciação musical de seus fundadores. Atualmente é regida pela maestrina e coordenadora da associação Suely Guimarães.

Serviço:
Evento: Orquestra de Câmara de Itaúna – Concerto de Outono
Data: 10 de março de 2018 às 19h30
Local: Rua Doutor José Gonçalves, 88 – Centro, Itaúna – MG
Entrada franca

PUBLICIDADE
Don`t copy text!