Minas amplia atendimento a alunos com distorção de escolaridade

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Arquivo/Escola Estadual Coração de Jesus

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), ampliou, este ano, o atendimento de estudantes que participam do projeto “Elevação da Escolaridade Metodologia Telessala Minas Gerais”.

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Implantado em 2016, a iniciativa atendia inicialmente cerca de 12 mil estudantes de 15 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Com a ampliação, estão sendo atendidos 20.576 alunos de todas as 47 regionais. Este ano serão contempladas 904 escolas estaduais de 486 municípios mineiros.

“Este ano, estamos levando a possibilidade dessa metodologia diferenciada para todas as regionais. O resultado das ações realizadas em 2016 foi muito positivo. Os estudantes se sentiram valorizados com a oportunidade de aprendizado e a relação professor e aluno ficou muito fortalecida”, destaca a superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, Eleonora Xavier Paes.

A iniciativa destina-se a estudantes maiores de 14 anos e menores de 18 anos que apresentem pelo menos dois anos de distorção idade/ano de escolaridade e estudos parciais nos anos finais do ensino fundamental.

O aluno também deve saber ler e escrever. Há possibilidade de alunos até os 20 anos serem atendidos pelo projeto caso, por exemplo, no município em que vivem não seja ofertada a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com uma metodologia diferenciada, o projeto tem como foco a unidocência. Os alunos que atendem aos requisitos estipulados são agrupados em turmas específicas e contam com um professor responsável por trabalhar todos os conteúdos.

Na Escola Estadual Coração de Jesus, em Varginha, a metodologia começou a ser implantada este ano. Mesmo estando no início, a especialista da escola, Isabel de Souza Romanelli Teles, diz já ver resultados.

“São apenas duas semanas de aula, mas os alunos estão respondendo muito bem. Muitos dos estudantes que participam das aulas me davam muito trabalho. Agora eles têm uma perspectiva de futuro. Já pensam em fazer o ensino médio”, diz Isabel.

A educadora também ressalta a importância do professor para o sucesso da iniciativa. “São professores que têm experiência de lidar com a turma e trabalham a autoestima dos alunos. Isso é muito importante”, conclui Isabel.

Metodologia
O projeto é dividido em três módulos e cada um trabalha um eixo temático. No módulo I, os alunos estudam “O ser humano e sua expressão”, com foco nos componentes curriculares: Língua Portuguesa, Ciências e Educação Física.

No módulo II, o eixo “O ser humano interagindo com o espaço” trabalha prioritariamente os componentes curriculares: Geografia, Matemática e Ensino Religioso. Já no módulo III é trabalhado eixo “O ser humano em ação e sua participação social”, no qual são enfatizados os componentes curriculares: História, Língua Estrangeira Moderna Inglês e Arte.

A cada módulo, os componentes curriculares são abordados a partir de teleaulas que duram em média 15 minutos e são contextualizados seguindo atividades orais, escritas, de leitura e práticas, coletivas e individuais, adequadas às dúvidas surgidas em sala de aula. Com Agência Minas

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