Escolas recebem orientações sobre atividades para o início do ano escolar e do ano letivo 2017

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

A Secretaria de Estado de Educação, por meio da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, encaminhou às direções escolares, no dia 27 de janeiro, informações e propostas de atividades a serem desenvolvidas no início do ano escolar. O ano letivo começa na segunda-feira (6) em 3.654 escolas estaduais de Minas Gerais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O documento reitera as principais ações e programas desenvolvidos pela secretaria, como a Educação Integral e Integrada, o Escola Aberta, a Educação de Jovens e Adultos, os Territórios de Iniciação Científica, dentre outros, e apresenta uma proposta de trabalho em dois períodos, chamados de Tempo de Planejamento (1º a 3 de fevereiro) e de Tempo de Acolhimento (6 a 10 de fevereiro).

Além disso, traz informações sobre a nova concepção do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação (Simave) e a proposta dos itinerários avaliativos.

Esses itinerários reúnem procedimentos para a construção de uma avaliação interna da escola e a definição de um plano de ação e seu monitoramento para melhorar e consolidar o processo de aprendizagem dos estudantes.

“Com a realização desses itinerários, a escola torna-se mais reflexiva e mais preparada para enfrentar as questões que afetam a aprendizagem”, reconhece a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça. Os itinerários estão disponíveis no site do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) na aba “Curso Itinerários”. Também pode ser acessado diretamente através do link: http://www.itinerariosmg.caedufjf.net.

“É importante lembrar que a proposta dos Itinerários avaliativos será uma prática recorrente na escola a partir de agora, ou seja, todas as escolas desenvolverão as atividades, com a culminância do Plano de Ação. Por isso a necessidade de acessar a plataforma e conhecer todas as particularidades do processo”, sugere a subsecretária.

Tempo de Planejamento e Tempo de Acolhimento
O período de 1º a 3 de fevereiro é o momento, para as escolas estaduais, destinado à reflexão coletiva sobre os caminhos a serem percorridos em 2017, tomando como base o que já foi vivenciado pela escola.

Neste Tempo de Planejamento, a Secretaria de Educação propõe às escolas que retomem as discussões e definições já tomadas em outros momentos, como durante a Semana Escola em Movimento realizada em agosto. Naquela ocasião, foi proposto às unidades escolares que planejassem ações relativas ao direito à aprendizagem, gestão democrática e participativa, fortalecimento do trabalho coletivo e relação a escola com a comunidade.

No Tempo de Acolhimento (6 a 10 de fevereiro), as escolas devem realizar a acolhida dos estudantes por meio de atividades que permitam discutir temas de seus interesses e fomentar a participação das crianças, jovens, adultos e da comunidade na escola, tornando o ambiente escolar mais acolhedor e próximo do público.

As escolas poderão realizar atividades artísticas, saídas pelo entorno da escola para conhecer o território, oficinas de teatro, de produção de texto, rádio e dança, saraus, gincanas e torneios esportivos, a depender do planejamento de cada escola. As atividades das escolas poderão ser postadas na página da Secretaria de Educação no Facebook: https://www.facebook.com/events/156247984872571. Com Agência Minas

PUBLICIDADE
Don`t copy text!