Polícia Federal deflagra operação para combater lavagem de dinheiro em MG

A Polícia Federal deflagrou hoje (4/11) a Operação Balaio de Palha, para apurar a conduta de uma Organização Criminosa especializada em lavagem de capitais de outros grupos criminosos. Foram cumpridos 9 mandados de busca e apreensão, 4 de prisão preventiva e outros de sequestro de bens e valores; todos expedidos pelo Juízo da 11ª Vara Federal de Belo Horizonte.

De acordo com as investigações, a associação criminosa era especialista na constituição de pessoas jurídicas “fantasmas” em nome de laranjas e em abrir contas bancárias em nome delas para que outros grupos criminosos efetuassem transações financeiras de recebimento e remessa de valores. Dentre as atividades exercidas pelos grupos que utilizavam o esquema, destacam-se o tráfico de entorpecentes, o contrabando e a extração ilegal de ouro.

A Organização também atuava em conluio com doleiros de outros países usando as contas criadas para a prática conhecida como “dólar cabo”. Os responsáveis pelo esquema recebiam um percentual sobre os valores que passavam em “suas” contas.

Parte do dinheiro obtido com o crime foi utilizado pelos investigados para a abertura de uma empresa de produção de cigarros de palha. Eles também adquiriram imóveis e outros bens que foram ocultados e registrados em nomes de terceiros.

A investigação, que priorizou fatos ocorridos a partir de 2018, identificou até o momento 30 empresas que eram utilizadas no esquema. A movimentação atípica detectada foi de mais de meio bilhão de reais, sendo que quase cem milhões foram movimentados em espécie.

Os responsáveis irão responder pelos crimes de Organização Criminosa, Lavagem de dinheiro, Evasão de divisas e falsidade ideológica, além de outros que ainda poderão ser apurados. Somadas as penas podem chegar a até 31 anos de prisão. Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!