Cruzeiro tem retrospecto favorável contra o Boca Juniors no Mineirão

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro E.C.

Nesta quinta-feira, um dos maiores clássicos do futebol mundial será disputado no Mineirão. Cruzeiro e Boca Juniors voltam a se enfrentar pela segunda partida das quartas de final da Conmebol Libertadores. Para se classificar, a Raposa terá que reverter a vantagem de dois gols do rival argentino construído no duelo conturbado pela arbitragem no La Bombonera, em Buenos Aires.

Será o 16º confronto entre os gigantes sul-americanos e o equilíbrio é notório quando falamos no retrospecto desse duelo. São seis vitórias celestes contra seis vitórias dos argentinos e três empates. Cada equipe marcou exatos 16 gols.

No Mineirão, palco do embate, aconteceram sete encontros históricos entre os clubes e o Cruzeiro mostrou toda a sua força jogando em casa. Foram cinco vitórias contra um empate e apenas uma derrota. O Cruzeiro marcou 12 gols e sofreu sete. Ainda no Gigante da Pampulha, pela Conmebol Libertadores, houve três confrontos, com duas vitórias do Cruzeiro e uma do Boca Juniors. A Raposa marcou quatro gols e sofreu três.

Com oito títulos do torneio em jogo, o clássico sul-americano será disputado pela oitava vez na Conmebol Libertadores. O primeiro dos duelos aconteceu em 1977, na final. O Cruzeiro venceu em Belo Horizonte por 1 a 0 e perdeu em Buenos Aires pelo mesmo placar. Foi necessária uma terceira partida, em Montevidéu, que acabou empatada sem gols no tempo normal e na prorrogação e que foi decidida nos pênaltis com o time argentino sagrando-se campeão.

Em 1994, foi a vez do Cruzeiro dar o troco na fase de grupos com duas vitórias por 2 a 1, no Mineirão, com um gol antológico marcado por Ronaldinho Fenômeno, e no La Bombonera, com gols de Paulo Roberto e Roberto Gaúcho.

Já em 2008, pelas oitavas de final, o Boca Juniors levou a melhor, com duas vitórias por 2 x 1, e se classificou para as quartas de final.

Artilheiros do Cruzeiro contra o Boca Juniors:

2 gols: Evaldo
1 gol: Edson, Fabrício, Gélson, Luís Fernando Flores, Marcelo Ramos, Mirandinha, Nelinho, Paulinho McLaren, Paulo Roberto Costa, Roberto Gaúcho, Ronaldinho, Tostão, Tostão (1985) e Wagner

Confrontos na história entre Cruzeiro e Boca Juniors:

Vitórias do Cruzeiro: 6 jogos
Vitória do Boca Juniors: 6 jogos
Empates: 3 jogos

Confrontos na história entre Cruzeiro e Boca Juniors disputados no Mineirão, em Belo Horizonte:

Vitórias do Cruzeiro: 5 jogos
Vitória do Boca Juniors: 1 jogo
Empates: 1 jogo

Confrontos entre Cruzeiro e Boca Juniors na Conmebol Libertadores:

Vitórias do Cruzeiro: 3 jogos
Vitória do Boca Juniors: 4 jogos
Empates: 1 jogo
Com site do Cruzeiro

PUBLICIDADE