ONU celebra centésimo Dia Internacional das Cooperativas

Este 2 de julho é o Dia Internacional das Cooperativas e a centésima vez em que a data é marcada. Para as Nações Unidas, as cooperativas dão uma contribuição única para tornar o mundo um lugar melhor.

Elas estão espalhadas por vários setores da economia e têm se mostrado mais resiliente nas crises que a média das empresas. Em todo o globo, 10% das pessoas empregadas trabalham em cooperativas totalizando 280 milhões de profissionais.

Segurança alimentar e mudança climática
Este ano, o lema é: Cooperativas Constroem um Mundo Melhor. Para a ONU, elas ajudam a melhorar a participação econômica, a combater a degradação ambiental e a mudança climática e a promover segurança alimentar.

Ao todo, existem 3 milhões de cooperativas no mundo com 12% de toda a humanidade associada ao trabalho delas. As cooperativas também ajudam a promover igualdade e a eliminar a pobreza.

Uma outra vantagem é manter o financiamento de capitais dentro das comunidades, construindo ainda uma rede de ética de valores e melhorando as condições para paz e segurança.

Autonomia
O gerenciamento das cooperativas deve ser democrático e autônomo e se baseia no trabalho de todos para atingir suas metas.

As 300 maiores cooperativas do mundo indicam uma receita de mais de US$ 2 bilhões por ano.

O primeiro registro de uma cooperativa surgiu na Escócia em 1761. A primeira cooperativa moderna foi fundada no norte da Inglaterra por 28 artesãos que trabalhavam em moinhos de algodão, em 1844. Com ONU News

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!