Deputados tomam posse hoje na ALMG e elegem nova Mesa Diretora

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Cerca de 1.700 pessoas devem acompanhar a posse dos deputados eleitos para a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em solenidade nesta sexta-feira (1º).

A Reunião Preparatória terá início às 14 horas, no Plenário, e será acompanhada por prefeitos, presidentes de câmaras municipais, deputados federais, autoridades do Estado, convidados e familiares dos parlamentares. Logo após, será eleita a Mesa da Assembleia para o primeiro biênio.

No Plenário, os deputados vão prestar o juramento e consolidar a posse no mandato. A reunião será presidida pelo deputado mais idoso, no caso, Hely Tarqüínio (PV), 78 anos, que foi eleito para seu sétimo mandato. Antes do ato, será executado o Hino Nacional Brasileiro.

Depois dos juramentos, será declarada a instalação da 19ª Legislatura (2019/2023) e de sua 1ª Sessão Legislativa Ordinária (primeiro ano de trabalho). Nesse momento, é feita a leitura da mensagem do governador Romeu Zema.

Eleição da Mesa
Após a posse, terá início a eleição da Mesa da Assembleia. São designados os escrutinadores e anunciadas as chapas ou candidaturas avulsas registradas.

Primeiro, os deputados vão escolher o novo presidente e, depois, os representantes para os demais cargos – três vice-presidentes e três secretários. A posse é feita imediatamente após a apuração, e o novo presidente faz um discurso para encerramento desta primeira reunião da nova legislatura.

Acesso
O acesso à ALMG será livre, excetuando-se as áreas restritas aos convidados (Plenário, Galerias e Espaço Democrático), onde serão apresentados cartões de identificação, que serão trocados por pulseiras. Os demais convidados ou cidadãos interessados em comparecer à posse poderão circular livremente pela Assembleia e ser recebidos nos gabinetes parlamentares.
A reunião será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, pelo Portal da Assembleia e pela página da ALMG no Facebook.

Veja a programação da posse dos deputados:
12 horas: Fim do prazo de registro para candidaturas na eleição da Mesa da Assembleia
13 horas: Recepção dos deputados no Salão Nobre
14 horas: Abertura da Reunião Preparatória
15h30: Intervalo para organização da eleição da Mesa
16 horas: Eleição da Mesa da Assembleia
Com informações da ALMG

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!